Já pensou em colocar assinatura digital no google docs e como isso facilitaria a vida de muitos no dia a dia? Isso é possível. Com apenas alguns clicks você pode assinar contratos e quaisquer outros documentos no Google Docs. O melhor é que as assinaturas eletrônicas têm validade jurídica e são mais seguras e menos sujeitos a fraudes do que as assinaturas tradicionais.
Confira o passo a passo para adicionar sua assinatura eletrônica no Google Docs.
1. Acesse sua conta Google e abra o Google drive;
2. Crie um novo documento de texto;
3. Conforme a imagem abaixo, selecione a opção “Inserir” seguida da opção “Desenho” e, em seguida, “Novo”;
4. Dentro desta opção, click no ícone de linhas e selecione a opção “rabisco”. Assim, com o próprio mouse será possível desenhar sua assinatura.
5. Finalize clicado em “Salvar e fechar”.
6. Redimensione as dimensões da sua assinatura. Assim, ela se adequará a qualquer espaço nos documentos de texto em que for inserida.
Desenhar a assinatura com o mouse pode ser um pouco desajeitado no começo, mas você só precisará fazer isso uma vez, já que é possível salvá-la para utilizá-la quantas vezes for preciso.
7. Para isso, vá em “fazer download” e escolha o formato de imagem (PNG.).
Com a sua assinatura salva, basta inseri-la em qualquer documento que precisar assinar através da opção de inserir uma imagem!
De acordo com a Lei Nº 14.063 e a Medida Provisória 2.200-2/2001, a assinatura eletrônica tem validade jurídica. Mas, para isso, é necessário que os signatários de um documento estejam em concordância sobre seu conteúdo e sobre os mecanismos utilizados para assiná-lo.
A questão é que esses mecanismos devem garantir a autenticidade das assinaturas. Por isso, as plataformas que oferecem serviços de assinatura eletrônica funcionam com ferramentas de verificação da identidade das partes e, assim, garantem a segurança e a validade jurídica dos documentos.
Além de oferecer o serviço por meios mais tradicionais como e-mail, a BeSign, por exemplo, é a primeira empresa a oferecer a assinatura eletrônica também pelo WhatsApp. Os benefícios são inúmeros, já que a simplicidade e agilidade do procedimento são elevados ao triplo. Tanto a comunicação entre os envolvidos quanto a agilidade do procedimento são otimizados.
Assim, ao utilizar essas plataformas, sua assinatura eletrônica tem validade jurídica porque a identidade das partes é verificada. Alguns dos modos de verificação são os códigos, como o tolken e aqueles enviados por SMS e voz, que vinculam a solicitação de assinatura aos dados pessoais, como o número de telefone.
No caso do WhatsApp, a segurança também é garantida, porque o próprio app funciona com o sistema de criptografia de ponta a ponta. Além disso, nesse caso a BeSign também verifica a identidade do signatário através do número de documento e da solicitação de uma selfie quando a assinatura é solicitada.
Confira!
Agora que você já sabe como inserir sua assinatura em um documento e como e porque o processo é seguro, confira as vantagens das assinaturas eletrônicas para o seu negócio.
Outra dica é se você trabalha com fornecedores e precisa melhorar sua gestão, conheça o time da Efcaz.
Descubra como identificar a segurança em transações digitais, com dicas essenciais para evitar fraudes e garantir suas compras online. Quando se trata de segurança em transações digitais, todo cuidado é pouco. É preciso estar sempre atento às novas formas que hackers utilizam para acessar seus dados. Conheça algumas medidas simples e eficazes de se aumentar […]
Novidades28/10/2024
Descubra como a experiência do cliente melhora os resultados do seu negócio, aumentando a satisfação e a fidelidade. O conceito de experiência do cliente é um dos centros da revolução digital e do consumo atual. Os clientes, hoje em dia, esperam um atendimento rápido, dinâmico e personalizado. Com isso, o uso correto de aplicativos e […]
Novidades24/10/2024
Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar no dia-a-dia do seu negócio