Omnichannel o que é? Um termo que está em alta e que pode mudar radicalmente as coisas em 2023. Pode-se dizer que ele chegou para revolucionar o mercado e o atendimento ao público. Há tempos não pode ser simplesmente considerada como a simples adoção de tecnologia e digitalização dos negócios: mas sim, como parte da cultura da empresa. Confira neste artigo os porquês e como fazer para se atualizar nas tendências do Omnichannel para 2023. O atendimento ao público e a superação das expectativas dos clientes continua sendo o mote do mundo dos negócios em 2023. Trata-se da busca pela fidelização do público e obter bons resultados em qualquer modelo de negócio. E essa fidelidade só pode ser alcançada através de um envolvimento interativo entre todos os canais da sua empresa.
Nesse contexto, a palavra-chave continua sendo a mesma: omnichannel. Aliada às boas práticas de Customer Experience (CX), o objetivo é proporcionar aos clientes a melhor experiência possível e superar suas expectativas, fidelizando os clientes à sua marca e rendendo ótimas avaliações de seus produtos e serviços. Experiências personalizadas e com o mínimo de conflitos possíveis (e resolvidos rapidamente, quando existirem) são resultado direto de análises unificadas. Isto requer canais totalmente integrados e uma coleta e uso de dados apropriados. Portanto, devemos encarar o Omnichannel como um conceito que abrange muito mais do que a adoção, pura e simplesmente, de tecnologias avançadas na sua empresa. Mas antes como uma estratégia completa para transformar a própria cultura da empresa, otimizando a resposta não apenas das ferramentas, mas também de toda sua equipe, em todos os setores.
1. Exemplos de estratégias Omnichannel
A Disney conta com um modelo bem completo de adoção da cultura Omnichannel, que envolve a possibilidade de reservar e organizar viagens pela internet, em qualquer dispositivo. Seja uma reserva de restaurante ou de hotel, você tem acesso à informação em tempo real, assim como informações sobre tempo de espera para cada atração e horários de eventos. Os hóspedes podem acessar os seus quartos de hotel, ver as suas fotografias tiradas no parque, encomendar comida, etc, tudo em único aplicativo.
A famosa rede de cafeterias oferece aos clientes um website que fornece informações sobre as suas bebidas favoritas e oferece ofertas especiais. Mais ainda, a Starbucks desenvolveu um aplicativo que permite fazer suas encomendas e pagar os seus produtos totalmente online, além de oferecer mercadorias da marca, tais como canecas, bolsas, etc., tudo em um único lugar. O aplicativo funciona como um canal de atendimento em tempo real, como se fosse um atendente humano, na palma da sua mão.
O sucesso de uma plataforma de streaming como a Netflix depende quase que exclusivamente da experiência de seus usuários. Em um mesmo login, é possível ver filmes e séries em diferentes meios, como computador, tablets, telefone, etc. A plataforma também envia notificações através do e-mail, no celular e no próprio aplicativo, avisando sobre novos conteúdos e promoções. Além disso, é de fácil manejo e permite aos usuários o acesso em qualquer dispositivo, registrando onde e quando você parou de assistir um filme ou uma série, caso queira continuar, e suas listas de favoritos personalizadas.
Mas, além do sucesso comercial, porque é uma boa transformar a estratégia Omnichannel como parte da cultura da sua empresa? Vamos ver agora mais alguns motivos.
Ao atingir os consumidores através de uma boa comunicação com seus clientes você pode construir a sua fidelidade. Trata-se de humanizar a relação com seus consumidores, estando presente em todos os canais de comunicação. O objetivo é ser onipresente nas buscas e na cabeça de seus consumidores.
1. Capilarização
A estratégia omnichannel fornece uma visão holística dos seus clientes. Isto para proporcionar a melhor experiência possível e uma comunicação facilitada. Os consumidores utilizam uma variedade de meios para comprar produtos ou serviços, assim, faz sentido utilizar a maior variedade possível de canais para alcançá-los. Isto é o que significa o conceito de capilaridade empresarial, a capacidade de estar presente em cada ponto de contato que representa uma oportunidade de negócio e de geração de leads.
2. Atenção aos Novos Hábitos de Consumo
Novos hábitos e padrões de consumo têm sido identificados nas tendências atuais de compras dos consumidores. Primeiro, eles buscam aprender e entender tudo o que podem sobre as marcas que estão consumindo, verificando, além dos requisitos comuns para uma compra online segura, a história e a responsabilidade social da marca em questão. O Omnichannel fornece um aparato ideal para reunir essas informações e abrir vias de contato com os consumidores, de modo que a abordagem já permita que o cliente tenha acesso a todas as informações possíveis sobre seu negócio.
3. Melhoras na Imagem de Marca
Fornecer o mesmo conteúdo em todos os meios e canais possíveis ajuda a concentrar os clientes na sua imagem de marca. Uma estratégia omnichannel é o modelo perfeito para os novos padrões de consumo que estão surgindo. O Omnichannel apresenta uma oportunidade para solidificar a lealdade dos clientes a longo prazo. A intenção é construir relações de qualidade e confiança com cada um deles e proporcionar uma experiência única e personalizada para garantir a sua satisfação, melhorando – e muito! – a imagem de sua marca no mercado.
Implementar o Omnichannel em sua empresa pode ser uma tarefa complicada se for feita de qualquer jeito, principalmente se encararmos como simples adoção de uma nova tecnologia. É preciso um grande esforço de adaptação. Vamos conferir algumas dicas:
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