O WhatsApp se tornou um aplicativo essencial na vida cotidiana. O app, que atinge um público grande e diversificado, também se tornou um recurso efetivo e promissor para o marketing. Entenda como integrá-lo em sua estratégia de marketing para whatsapp.
Por isso mesmo, em 2009, o WhatsApp Business foi criado com o intuito de auxiliar a comunicação entre empresas e clientes. O WhatsApp Business funciona como o aplicativo tradicional, mas com funções extras.
Neste artigo, separamos 5 estratégias de marketing para o WhatsApp. Continue lendo e entenda como esse aplicativo associado com boas estratégias de marketing contribuem para aumentar o alcance de público.
Talvez uma das principais inovações de uso empresarial do WhatsApp para o marketing sejam as assinaturas eletrônicas. Essa ferramenta é oferecida, por exemplo, pela BeSign. Com isso, é possível atestar, no próprio WhatsApp, sua identidade no meio virtual e, melhor, com validade jurídica amparada pela LEI Nº 14.063 e pela M.P. 2.200-2/2001.
Isso significa que os fechamentos de acordo, transações e assinaturas de contratos podem ser feitos inteiramente no app, com uma comunicação dinâmica, instantânea e excluindo passos burocráticos do processo, mas sem perder a segurança e legitimidade legal. Essa possibilidade atrai um grande público preocupado com a garantia da segurança e simplificação das transações.
O WhatsApp Business possui a opção de criar respostas automáticas. Por exemplo, se o cliente entrar em contato fora do horário de atendimento, ele receberá uma mensagem automática informando os horários de funcionamento do estabelecimento e saberá que, em breve, será atendido e respondido. Além disso, o app também permite detectar as perguntas mais frequentes e criar respostas rápidas e automáticas.
Essas possibilidades não só tornam a relação com os clientes mais fluída e otimizada, como também são pontos importantes para a fidelização do cliente, garantindo um nicho de mercado estável.
Outra dica é utilizar os grupos de WhatsApp. Eles podem ser feitos com clientes fidelizados e demais pessoas que apoiem os produtos fornecidos. A partir desses grupos, a mensagem de divulgação pode ter um maior alcance através do compartilhamento dos membros do grupo com os seus próprios contatos pessoais e profissionais nas redes sociais, no próprio WhatsApp e nos seus grupos particulares.
O WhatsApp Business também permite que você crie um catálogo com os seus produtos. Isso é relevante tanto para manter os clientes fiéis à par das novidades, quanto para que novos clientes conheçam a variedade dos produtos oferecidos com alguns clicks.
Além disso, você pode criar mensagens de divulgação de produtos promocionais!
As métricas, ou seja, as estatísticas permitem ao setor de marketing avaliar a qualidade e eficiência das suas estratégias. Através do WhatsApp Business você tem acesso a estatísticas de dados enviados, recebimento e leituras de mensagens. Assim, o setor de marketing pode avaliar os pontos fracos e fortes e otimizar as estratégias.
Essas estratégias de marketing para whatsapp tanto aumentam o alcance do público como servem para diversificá-lo. Em todo caso, cuidado com os excessos para não virar spam!
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