Novidades

Veja como fazer assinatura digital no Google Docs

Voltar | Por Besign 28/3/2022

Quer assinar seus documentos eletronicamente sem preocupação? Separamos para você o passo a passo para adicionar sua assinatura digital no Google Docs.

Já pensou em colocar assinatura digital no google docs e como isso facilitaria a vida de muitos no dia a dia? Isso é possível. Com apenas alguns clicks você pode assinar contratos e quaisquer outros documentos no Google Docs. O melhor é que as assinaturas eletrônicas têm validade jurídica e são mais seguras e menos sujeitos a fraudes do que as assinaturas tradicionais.

Confira o passo a passo para adicionar sua assinatura eletrônica no Google Docs.

Passo a passo para inserir sua assinatura digital no Google Docs

1. Acesse sua conta Google e abra o Google drive;

2. Crie um novo documento de texto;

3. Conforme a imagem abaixo, selecione a opção “Inserir” seguida da opção “Desenho” e, em seguida, “Novo”;

4. Dentro desta opção, click no ícone de linhas e selecione a opção “rabisco”. Assim, com o próprio mouse será possível desenhar sua assinatura.

5. Finalize clicado em “Salvar e fechar”.

6. Redimensione as dimensões da sua assinatura. Assim, ela se adequará a qualquer espaço nos documentos de texto em que for inserida.

Desenhar a assinatura com o mouse pode ser um pouco desajeitado no começo, mas você só precisará fazer isso uma vez, já que é possível salvá-la para utilizá-la quantas vezes for preciso.

7. Para isso, vá em “fazer download” e escolha o formato de imagem (PNG.).

Com a sua assinatura salva, basta inseri-la em qualquer documento que precisar assinar através da opção de inserir uma imagem!

Como garantir a validade jurídica da assinatura eletrônica inserida no Docs?

De acordo com a Lei Nº 14.063 e a Medida Provisória 2.200-2/2001, a assinatura eletrônica tem validade jurídica. Mas, para isso, é necessário que os signatários de um documento estejam em concordância sobre seu conteúdo e sobre os mecanismos utilizados para assiná-lo.

A questão é que esses mecanismos devem garantir a autenticidade das assinaturas. Por isso, as plataformas que oferecem serviços de assinatura eletrônica funcionam com ferramentas de verificação da identidade das partes e, assim, garantem a segurança e a validade jurídica dos documentos.

Além de oferecer o serviço por meios mais tradicionais como e-mail, a BeSign, por exemplo, é a primeira empresa a oferecer a assinatura eletrônica também pelo WhatsApp. Os benefícios são inúmeros, já que a simplicidade e agilidade do procedimento são elevados ao triplo. Tanto a comunicação entre os envolvidos quanto a agilidade do procedimento são otimizados.

Verificação da identidade

Assim, ao utilizar essas plataformas, sua assinatura eletrônica tem validade jurídica porque a identidade das partes é verificada. Alguns dos modos de verificação são os códigos, como o tolken e aqueles enviados por SMS e voz, que vinculam a solicitação de assinatura aos dados pessoais, como o número de telefone.

No caso do WhatsApp, a segurança também é garantida, porque o próprio app funciona com o sistema de criptografia de ponta a ponta. Além disso, nesse caso a BeSign também verifica a identidade do signatário através do número de documento e da solicitação de uma selfie quando a assinatura é solicitada.

Confira!

Agora que você já sabe como inserir sua assinatura em um documento e como e porque o processo é seguro, confira as vantagens das assinaturas eletrônicas para o seu negócio.

Outra dica é se você trabalha com fornecedores e precisa melhorar sua gestão, conheça o time da Efcaz.

Fique por dentro de todas as novidades de Mercado

Assine nossa newsletter e receba uma série de conteúdos que vão agregar no dia-a-dia do seu negócio

Confira nossas redes sociais: